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Dez dicas para você dormir melhor!

Dormir bem é uma das nossas maiores realizações! Quem não gosta de uma boa noite de sono, não é mesmo?

Apesar disso, distúrbios do sono são muito frequentes e a insônia é uma das principais queixas no consultório médico. Os prejuízos incluem alteração do humor, dificuldade de concentração e déficit de memória, fadiga, sonolência diurna, aumento do risco cardiovascular, dentre outros...



Às vezes, medicações são necessárias, porém dormir bem vai além disso. Se você tem dificuldade, veja as dicas a seguir:



1. ☀️🌤️🌕 Luz natural ao máximo durante o dia e, quando a noite for chegando, prepare o ambiente com menos som, menos agitação e luz mais aconchegante.


2. ⏰ Tenha horários para dormir e despertar e respeite-os mesmo que você não tenha compromisso no dia.


3. ⏳ Durma o suficiente para sentir a energia restaurada, mas não fique na cama além do necessário.


4. ⛹🏽‍♀️ Pratique atividade física (mas não dentro de 3 horas antes de dormir).


5. 😴 Evite cochilos no início do processo.


6. ☕ Na hora de dormir, evite consumo de cafeína, chás e outras bebidas estimulantes, bem como refeição pesada.


7. 🚿 Tome um banho quente cerca de 90 minutos antes de ir para a cama.


8. 📟 Use um ventilador ou máquina de ruído branco que ajude a bloquear o ruído externo.


9. 📱❌ Use a cama apenas para dormir.


10. Se você não consegue dormir depois de 20 minutos, não fique rolando na cama. Vá para outra sala, mantenha as luzes fracas, procure ler ou ouvir música (algo mais monótono) por 30 minutos antes de tentar dormir novamente.


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Fonte: PMID: 31274586


Mayala Oliveira

Neurologista

CRM 27513 I RQE 15657